Segunda-feira, 15 de Novembro de 2010

Advice... ou melhor dizendo conselho de amiga! (III)

 

 

 

 

Hoje em dia um grande número de pessoas aceita com relativa facilidade a ideia de beber regularmente água quente, quer seja em jejum, quer ao longo do dia. Nestes tempos modernos, uma das imagens citadinas, sobretudo feminina, é a da mulher moderna que carrega consigo: a carteira, as chaves do carro, os óculos de sol, o cigarro e uma garrafa de água na mão (normalmente de litro e meio) porque beber dois ou mais litros de água por dia tornou-se uma obrigação, não de saúde, mas social!!!!De facto, as pessoas tomaram consciência de que beber água é importante, e isso é muito bom; mais de oitenta por cento do nosso corpo físico é água e sem água os tecidos e os órgãos tornam-se mais secos.Uma das consequências graves desta secura (não só pela falta de ingestão de água, mas também pela alimentação errada) é a osteoporose. Mas, se há de facto um grande número de pessoas que não se importam de beber água quente, há igualmente um grande número de pessoas que insistem em ingerir água gelada, fora e dentro das refeições…. E isso é muito mau!

 


Vejamos, então, as vantagens salutares da água quente:

 

1) A água quente limpa toxinas, a água fria congela os alimentos e isso provoca toxinas! Beber água quente em jejum acorda o organismo e começa a limpar toxinas. Aqueça a água num púcaro ou chaleira, (nunca no microondas) e beba 1/2 copo de água quente (bem quente), por três vezes. Depois, aguarde, pelo menos, uns 15 minutos antes de ingerir alimentos.

 

2) Os povos orientais (sobretudo Chineses e Japoneses) bebem chá quente no início e no fim das refeições... e não água gelada... porque isso ajuda a incrementar o Agni (fogo digestivo), favorecendo assim a digestão. É importante não beber líquidos, sobretudo frios, às refeições porque isso dilui os ácidos do estômago dificultando o processo digestivo, criando mais toxinas; no entanto, devemos beber uma bebida quente no fim da refeição.

 

3) Algumas pessoas acham que "sabe bem" beber um copo de água gelada depois da refeição. Contudo, a água gelada vai fazer solidificar os componentes oleosos do que comemos, logo, que não vão ser digeridos, tornando-se por isso em toxinas que ficam “alojadas” nos intestinos; esse acumular de toxinas, que em Sânscrito e no Ayurveda é denominado de “Ama” tem a característica migratória e circula por todo o organismo, indo “alojar-se” nas veias, nos orgãos, e sobretudo nas articulações (temos aqui a causa primária de todas as doenças do foro reumático, artrites reumatóides, etc.) Mas voltando aos componentes oleosos “congelados” pelas bebidas frias ou geladas, que vão retardar a digestão. Uma vez que esse "gelo" reage com o ácido, quebra-se e é absorvido pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos. Em pouco tempo isso vai transformar-se em gordura que circula e se acumula no organismo, provocando mais tarde doenças: quistos, tumores e até cancro. É melhor ingerir uma sopa quente ou água tépida (ou uma bebida quente, chá ou café) depois de uma refeição. Nunca beba água ou outras bebidas geladas, sobretudo à refeição ou após a refeição. Igualmente, tudo o que é doce tem a qualidade de “frio” e por isso retarda a digestão; por essa razão, a fruta, os docinhos (para quem os ingere!), e os gelados devem ser comidos sempre nos intervalos das refeições! e nunca no fim destas!

 

4) Sempre que quisermos, ao longo do dia e fora das refeições, devemos beber água quente em pequenas quantidades de cada vez. Nunca ingerir muita quantidade de água de uma vez só (provoca retenção de líquidos). Essencialmente, devemos beber água apenas quando temos sede, pois o facto de estar sempre a beber água, esforça demasiado os rins, danificando-os!

 

5) Finalmente, a água quente relaxa o intestino, facilitando o trânsito intestinal.

 

6) Para além da água quente, alguns exemplos de infusões digestivas: hortelã, gengibre, cidreira, funcho, chá 3 anos, e outras….

 

Faça da água quente um aliado na sua rotina diária e depressa poderá constatar os benefícios!

 

Grüß aus München,

Sara

 

P.S: e já agora que estamos no Outono... até sabe bem um cházinho quente!


publicado por Sara às 12:20
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5 comentários:
De Anónimo a 18 de Novembro de 2010 às 10:35
Muito interessante! E faz todo o sentido...


De Mikashi a 18 de Novembro de 2010 às 10:36
Ok, o anónimo anterior era eu que me esqueci de por o nome ;)


De Sara a 30 de Novembro de 2010 às 14:46

Isso dos "Anónimos" cheira-me a revenge...

Mas acredita que dá resultados! Passei da teoria á prática e nao me arrependi!

Beijinhos


De blogear a 24 de Novembro de 2010 às 22:17
Bastante interessante, nao sabia muita coisa, e sou culpada a 100% na agua gelada.

Amanha ja imprimo este post.

Adorei, e como se diz aqui por terras de Sua Majestade Well Done!!




 


De Sara a 30 de Novembro de 2010 às 14:49

So do it! It worth the sacrifice!!


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