Segunda-feira, 3 de Janeiro de 2011

Solidão

 

   

Neste últimos dias tive a oportunidade de poder observar o comportamento de várias pessoas, que por uma razão ou por outra fazem parte da minha vida!

Daquilo que pude observar e que analisei de acordo com  a minha maneira de ser/estar na vida e com os conhecimentos reais sobre psicologia humana que possuo, consegui chegar a vários pontos... resumindo apenas a uma conclusão evidente: solidão! Muitas das pessoas que observei estes dias sofrem de solidão! Mas para que a minha análise tenha maior fundamento, passo a explicar: as pessoas sobre as quais escrevo pertencem a etnias, idades e origens completamente distintas umas das outras! Quase que se poderia dizer que se atingem três gerações! Os países de onde são oriundas são completamente distintos, as mentalidades e as experiências de vida também! Mas de uma forma ou de outra, algo as une: a solidão!

Pelo que sei sobre as pessoas em causa, e resumindo-me a 3 casos específicos, todas pertencem a grandes famílias! Todas elas têm familiares vivos e amigos, mas mesmo assim sofrem de solidão!

Focando-me apenas no fim-de-semana passado, foi a passagem de ano: milhares de pessoas em todo o mundo festejaram alegremente, em conjunto, cheias de entusiasmo e alegria! No entanto, muitas outras festejaram em tristeza, sozinhas... muitas houve que apesar de terem festejado no meio de uma multidão ou no seio da família, tiveram a sensação de que estavam sós! Outras porém, apesar de fisicamente terem estado sós, não se sentiram assim, antes pelo contrário!

Mas... voltando ás pessoas que observei mais de perto: uma delas tem imensos amigos, conhecidos, familiares... quem a conhece sabe que tem sempre um sorriso estampado no rosto e uma palavra amiga! Sendo assim deverá ter passado o ano feliz e bem acompanhada! Pois foi precisamente o contrário que se passou... pelo que sei, passou-o acompanhada pelos seus clientes e a trabalhar! o 1° dia do ano... sozinha! O trabalho chamava... É um exemplo real do sentimento de "estar a sentires-te sozinho no meio de uma multidão"! Apesar de o número elevado de amigos e familiares, preferiu trabalhar nestes dias... para assim aliviar a solidão que sente e tentar dar um brilho ao seu olhar (que só observando com atenção se nota o quão triste o é!).

Outro caso que observei... alguém que também tem família e alguns amigos, mas passa o ano fechado em casa. Cria muros á sua volta e não deixa ninguém entrar... só com sérias reservas! Cada vez se habitua mais a isso e chega até a não abandonar o lar... mesmo que precise de ir ás compras para bens essenciais como os alimentares! Eu sei que essa pessoa tem Família! Alguns deles vivem até bem perto... mas posso-vos dizer que NENHUM apareceu para festejar, para cumprimentar, para averiguar se a pessoa vive ou já desistiu de tudo... é triste! É uma solidão imposta e ao mesmo tempo provocada... mas mesmo assim dói!

Vendo as coisas por outro prisma... há aquelas pessoas que nao têm família, por um motivo ou por outro estao sós neste mundo. O que lhes vale sao os muitos amigos que têm! Mas chegam a estas alturas do ano e quando precisamos de um ombro amigo que nao nos deixe sentir tao "sós"... reparamos que nao há nenhum! Todos têm os seus afazeres, as suas ocupacoes e sendo assim nao sobra tempo algum para os outros... E aí a solidao vem e faz de nós o seu posto!

Cada caso é um caso, Eu sei e não tenho o direito de julgar ninguém... nem o quero fazer! Mas voltando á minha análise: há pessoas que se "vingam" da solidão embrenhando-se cada vez mais nos seus afazeres laborais, é quase como que um escape! Quanto mais trabalho, mais distraído estou e menos noto que estou sozinho!

Outros há que fogem do mundo e do convívio social, apesar de se lamentarem sobre o "quão sozinhos estão no mundo", também não fazem nada para o evitar...

Casos há em que as pessoas julgam ou estão certas de que nada lhes falta, todos estão lá prontos e dispostos para o convívio... e quando se apercebem... também sofrem de solidão! Muito provavelmente essas pessoas sabem já há partida de que estão solitárias, tentam ignorar essa realidade convencidas de que devido a esse factor a humanidade estará sempre disposta a conviver, mas um dia sofrem o choque de que as coisas não são bem assim. É necessário cuidar do jardim para que possamos ter flores e frutos!

E para resumir a minha ideia, observei também que há pessoas que sabem que estão sozinhas e encaram essa realidade de forma "desportiva"! Têm amigos, mas sabem que os amigos têm vida própria... têm familiares presentes, mas ao mesmo tempo ausentes... têm-se a si próprias! E sabem tirar partido das situações e tentar saborear a vida!

A solidao é um "mal" da sociedade actual! Nao creio que vá melhorar, antes pelo contrário... tende a piorar... na era das comunicacoes, em que partilhamos com o mundo aquilo que fazemos e vivemos quase segundo a segundo, estamos cada vez mais sós! Pois cada vez mais as pessoas se interessam apenas e só pelos seus próprios interesses!

Meus Queridos, apesar da neve e dos -2°C que se fazem sentir neste momento, o sol brilha e espero que continue a brilhar nas Vossas vidas!

 

Grüß aus München,

Sara


publicado por Sara às 14:40
link do post | comentar | favorito
7 comentários:
De blogear a 3 de Janeiro de 2011 às 17:42
Olá Linda Sara

É verdade e tambem acredito que com o tempo haverá mais, por vezes levamos tantos pontapés, e pensamos duas vezes se vale a pena mesmo comecar novas amizades.

Só houve uma altura da minha vida, há muitos anos atrás senti a solidao, e digo-te nao é nada agradavel, mas hoje, por escolha, muitas vezes preciso e passo muito tempo sozinha, apesar dos muitos amigos que tenho, mas mais e mais, tambem por causa da profissao, por vezes mesmo prreciso de estar sozinha, durante o dia, fico cansada do telefone, emails, acreditas que ás vezes até me canso de ouvir o meu nome?
É verdade.

E os tempos que passo sozinha, sabem mesmo bem, mas estes sao por escolha e nao por solidao. A diferenca é bem grande

Mas que sei que existe muita solidao, existe, e e deixa-me triste, pois nao e nada bom

Beijocas grandes e uma optima semana Image


De Sara a 9 de Janeiro de 2011 às 10:16
Carla,

compreendo bem essa tua necessiade de por vezes estares "só", é realmente preciso de vez em quando... mais nao seja para descansarmos um pouco...

Infelizmente há quem esteja sozinho, mas nao por escolha....

Espero e desejo que tenhas umas EXCELENTES e merecidas férias!!

Beijinhos


De aindateamo a 3 de Janeiro de 2011 às 18:28
Gostei muito do texto.


De Sara a 9 de Janeiro de 2011 às 10:17
Olá Carla,

gostei da tua visita por aqui!

Espero que estejas bem e que tenhas novidades boas...

Beijinhos

P.S: Nao desistas NUNCA dos teus sonhos!!


De Mikashi a 8 de Janeiro de 2011 às 11:03
gostei mto mto desta reflexão....e sabes...eu estava um pouco triste na passagem de ano..por não ter nenhum programa fora de casa...mas compreeendi que muitas vezes o que temos à nossa volta pode ser maravilhoso...e deixei de sentir esse vazio...
Porque passei uma passagem de ano "quentinha" com a minha mãe, com duas primas mesmo à distância mas perto e com tlfs de amigos importantes! Ou seja...tive mtos motivos para ser feliz e agarrei esse momento feliz! :) muitas vezes queremos mundos fora do mundo...e não apreciamos a beleza do nosso mundo! Eu quero sempre apreciar as coisas boas que tenho à minha volta!


De Sara a 9 de Janeiro de 2011 às 10:39

Prima,


 


lá está o meu mote: "tentar sempre ver o lado positivo das coisas e das situacoes!". Ainda bem que consideras a tua passagem de ano "quentinha", foi deveras agradável poder ter partilhado esta passagem contigo... termos vivido uma mudanca de década internacional ;)


 


Beijinhos



De Sara a 9 de Janeiro de 2011 às 10:43

Prima,

(o outro comentário nao se lê...)

lá está o meu mote: "tentar sempre ver o lado positivo das coisas e das situacoes". Ainda bem que consideras a tua passagem de ano "quentinha", foi deveras agradável poder ter partilhado esta passagem contigo... termos vivido uma mudanca de década internacional...

Beijinhos


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 6 seguidores

.pesquisar

 

.Dezembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Aufwiedersehen

. Oktoberfest 2011

. Hi again

. Sunday morning (III)

. Sunday morning (II)

. Sunday morning

. Remembering

. One Year Later

. After a hard day work...

. Vitali vs Solis

.arquivos

. Dezembro 2011

. Setembro 2011

. Julho 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

.tags

. todas as tags

.links

.mais comentados

11 comentários
8 comentários
7 comentários
4 comentários
4 comentários
4 comentários
SAPO Blogs
RSS
Em destaque no SAPO Blogs
pub